domingo, 20 de maio de 2007

A POBREZA É UMA AMEAÇA À PAZ

Parte do discurso do Prof. Muhammad Yunus durante o recebimento do Prêmio Nobel da Paz 2006, concedido ao mesmo em razão dos resultados obtidos com a criação em 1983 do Banco Grameen ou Banco de Aldeia.


Minhas Senhoras e meus Senhores:

Ao conceder-nos este prêmio, o Comitê Nobel Norueguês dá um importante apoio ao conceito de que a paz está diretamente ligada à pobreza. A pobreza é uma ameaça à paz. A distribuição de rendimentos no mundo dá-nos uma história bem reveladora. Noventa e quatro por cento do rendimento mundial vai para 40 por cento da população enquanto sessenta por cento dessa população vive apenas com 6 por cento desse rendimento. Metade da população de todo o mundo vive com 2 dólares por dia. Mais de um bilhão de pessoas vive com menos de um dólar por dia.

Isto não é uma fórmula para a paz.

O novo milênio começou com um grande sonho global. Líderes de todo o mundo juntaram-se nas Nações Unidas em 2000 e adotaram, entre outros, o objetivo histórico de reduzir a pobreza em metade até ao ano 2015. Nunca na história do Homem um tão arrojado objetivo tinha alguma vez sido adotado pelo mundo inteiro, numa só voz, quantificado e com prazo. Mas eis que acontece o 11 de Setembro e a guerra no Iraque e de repente o mundo desvia-se da perseguição deste sonho e os líderes mundiais do combate à pobreza para o combate ao terrorismo. Até agora, só pelos Estados Unidos da América já foram gastos mais de 530 bilhões de dólares com a guerra no Iraque. Acredito que o terrorismo não pode ser vencido com ações militares. O terrorismo deve ser condenado com o mais duro dos discursos. Devemos erguer-nos firmemente contra ele e encontrar todos os meios para o combater. Devemos debruçar-nos sobre as causas do terrorismo para lhe podermos pôr um fim definitivo. Penso que consagrar recursos a uma melhoria de vida dos pobres é a melhor estratégia, melhor do que a compra de armas.

Nenhum comentário: