domingo, 20 de maio de 2007

Muhammad Yunus

Em 1974, o Professor Muhammad Yunus, economista de Bangladesh, da Universidade de Chittagong, conduziu seus alunos a uma viagem de campo para uma aldeia pobre. Eles entrevistaram uma mulher que fazia tamboretes de bambu e viram que ela teve de pedir dinheiro emprestado para comprar bambu cru para cada tamborete. Depois de reembolsar o intermediário, às vezes a taxas próximas a 10% por semana, ela tinha apenas um centavo de margem de lucro.

Se ela pudesse encontrar taxas mais vantajosas, teria acumulado algo que a possibilitasse sair do nível de subsistência.

Percebendo que havia algo terrivelmente errado com as teorias econômicas que estava ensinando, Yunus emprestou de seu próprio bolso o equivalente a 17 libras a 42 artesãos. Ele achou que não só era possível com esta quantia minúscula lhes ajudar a sobreviver, mas também estimular o impulso pessoal e o empreendimento necessário para saírem da pobreza.

Contra o conselho de bancos e do governo, Yunus continuou distribuindo micro-empréstimos e, em 1983, formou o Grameen Bank ou Banco da Aldeia, fundado em princípios de confiança e solidariedade. O sonho de Muhammad Yunus é a erradicação total de pobreza do mundo.

"O Grameen é uma mensagem de esperança, um programa para pôr os desabrigados e destituídos em um museu, de forma que um dia nossas crianças o visitem e perguntem como nós pudemos permitir uma coisa tão terrível por tanto tempo",
afirma Yunus. Ele acredita que o direito ao crédito deveria ser reconhecido como um direito humano fundamental.

Muhammad Yunus nasceu em 1940, em Chittagong, centro empresarial do que era então Bengala Oriental. Ele é o terceiro de uma família de 14 filhos, dos quais cinco morreram na infância. Educado em Chittagong, ele foi premiado com uma bolsa de estudos da Fulbright e recebeu o Ph.D. da Universidade de Vanderbilt, Nashville, Tennessee. Em 1972, ele foi o chefe do Departamento de Economia da Universidade de Chittagong. Ele é o fundador e diretor-gerente do Banco Grameen. Em 1997, o Professor Yunus conduziu o primeiro Micro Credit Summit em Washington, DC.

"Se eu puder ser útil a outro ser humano, mesmo que por um dia, já seria uma grande coisa. Seria melhor que todos os grandes pensamentos que eu tenha na universidade."


Muhammad Yunus

Versão livre do inglês da Introdução do livro Banqueiro dos Pobres – Autobiografia de Muhammad Yunus, fundador do Banco de Grameen.

Nenhum comentário: