domingo, 20 de maio de 2007

Banco Grameen ou Banco da Aldeia

(Texto extraído do discurso do Prof. Muhammad Yunus durante o recebimento do Prêmio Nobel da Paz 2006)

O Banco concede empréstimos a quase 7 milhões de pobres, 97 por cento dos quais são mulheres, em 73 000 aldeias do Bangladesh. O Banco Grameen disponibiliza, sem garantias, empréstimos para criação de rendimento, para habitação, para estudantes e criação de micro-empresas de famílias pobres, oferecendo, também, aos seus membros uma atrativa gama de produtos de poupança, como fundos de pensão e seguros.

Desde que foram introduzidos em 1984, os empréstimos à habitação foram utilizados para a construção de 640 000 casas. A posse legal destas habitações pertence às próprias mulheres. O banco concentrou nas mulheres, porque descobriu-se que os empréstimos concedidos a mulheres traziam sempre mais benefícios para as famílias.

De uma forma acumulada o banco já concedeu empréstimos no total de 6 bilhões de dólares. A taxa de reembolso dos empréstimos é de 99%. O Banco Grameen gera lucro de forma regular. É financeiramente auto-suficiente e não recebe donativos desde 1995. Depósitos e recursos próprios perfazem 143% do total de empréstimos concedidos. De acordo com uma auditoria interna do Banco, 58% dos seus mutuários já ultrapassaram o limiar de pobreza.

Esta idéia que começou em Jobra, uma pequena aldeia do Bangladesh, foi ampliada a todo o mundo e hoje existem programas idênticos em quase todos os países.

Os resultados são também acompanhados junto às crianças dos mutuários do banco. As mulheres a quem são concedidos empréstimos sempre puseram os seus filhos no topo das suas prioridades e dentre outras 16 obrigações está a de enviarem os filhos para a escola. Muitas dessas crianças tornaram-se as melhores das suas turmas o que levou o banco a criar bolsas de estudos para esses estudantes. O Grameen atribui hoje 30 000 bolsas de estudo por ano. Muitas dessas crianças seguiram para uma educação superior e são hoje médicos, engenheiros, professores e outros profissionais. Foram também criados empréstimos para educação superior, inclusive para doutorados. Existem 13 000 estudantes que se beneficiam destes empréstimos. Juntam-se, anualmente, mais de 7 000 estudantes a este número. Com essas ações, o banco contribui para a criação de uma nova geração, completamente diferente, que estará bem habilitada para afastar as suas famílias para bem longe da pobreza.

Nenhum comentário: